O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) é a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da inovação tecnológica em prol da humanidade. O IEEE e seus membros e voluntários promovem uma comunidade global através de conferências, publicações, padrões tecnológicos e atividades profissionais e educacionais.

História

Em 1884, um pequeno grupo de profissionais da área de elétrica nos Estados Unidos formou uma organização chamada AIEE (American Institute of Electrical Engineers) para dar apoio a outros profissionais da área em seus esforços para melhorar a humanidade. Com membros notáveis como Nikola Tesla, Thomas Edison e Alexander Graham Bell e avanços e descobertas significantes na história da tecnologia, a sociedade tomou força e foi crescendo rapidamente ao longo dos anos.

Em 1912, após as contribuições de Guglielmo Marconi e o surgimento da indústria do rádio, uma nova sociedade foi formada chamada IRE (Institute of Radio Engineers), modelada na AIEE, mas devotada ao rádio, expandindo seus interesses para a eletrônica em geral. Naturalmente, os interesses das duas sociedades cada vez mais se coincidiram, e em 1963 as duas se fundiram, formando o IEEE, totalizando 150 mil membros.

Hoje

Atualmente, o IEEE possui mais de 426 mil membros em mais de 160 países. Com a globalização do instituto, este reuniu engenheiros, cientistas e diversos outros profissionais do mundo todo com interesses técnicos em elétrica e ciência da computação, engenharia e disciplinas relacionadas.

O IEEE publica aproximadamente um terço de da literatura técnica do mundo todo nas áreas de engenharia elétrica, ciência da computação e eletrônica. Todo ano, mais de 100 mil profissionais comparecem a mais de 1600 conferências patrocinadas pelo instituto.

Além disso, o IEEE é líder em desenvolvimento de padrões internacionais para telecomunicações, tecnologia da informação e serviços e produtos de geração de energia. Isso inclui o famoso padrão 802® para redes locais e metropolitanas, incluindo Ethernet e Wireless LAN (mais conhecido como Wi-Fi®).