A nano tecnologia é um ramo científico bem novo. Começou a ser citado em meados do século XX, mas só nos anos 2000 começou a ser realmente desenvolvida e testada. Um membro do IEEE, K. Eric Drexler é conhecido como o Pai da Nanotecnologia. Desde o inicio o IEEE vem sendo uma instituição presente para alavancar essa tecnologia ao nível atual  e, construir ainda mais, para o futuro, a partir de estudos que vem sendo feitos.

IEEE Nano

E o que é mesmo nanotecnologia? E onde é aplicada? Bem, a nanotecnologia é uma ciência que estuda a manipulação da matéria em uma escala nanométrica (um bilionésimo do metro). Ela pode ser aplicada em diversas áreas, na medicina, na engenharia, alimentos, energia, etc.

Nós estamos em contato com a nanotecnologia diariamente em diversos usos. Alimentos, por exemplo, vem sendo embalados com nanomateriais a base de polímeros que aumentam a segurança do produto, eles podem identificar, e, em alguns casos, eliminar contaminantes existentes. Também há outras formas de proteção usando a nanotecnologia, como um liquido baseado em nanotubos de carbono e nanopartículas de prata que aumentam a durabilidade do seu alimento quando usados na embalagem.

Outros exemplos próximos estão na indústria de cosméticos e higiene. Alguns cremes dentais já possuem nanopartículas de cálcio, que ajudam a manter o esmalte dos dentes sem fissuras. Além disso cremes anti-idade, protetores solares entre outros produtos já contam com a nanotecnologia para uma melhor absorção e efeito. Assim como essas industrias, a de tecido e de equipamentos esportivos ganham em competitividade e inovação com a tecnologia.

O IEEE sendo uma instituição que visa o avanço social e tecnológico, possui diversas revistas, prêmios, eventos e incentivos à nanotecnologia. Em 2015 aconteceu a 15º conferência internacional em nanotecnologia, em Roma/Itália. Essa conferência visa a troca de conhecimentos e informações dos diversos ramos existentes na nanociência. Houve uma seleção de trabalhos a serem publicados pelo IEEE, ou seja: incentivo.

Mais informações sobre nanotecnologia, e como o IEEE está envolvido no desenvolvimento e pesquisa desta ciência, pode ser encontradas e entrevistas com o membro do IEEE considerado o pai da nanotecnologia entre outras podem ser encontradas nos links abaixo:

The Institute
IEEE Nano 2015
IEEE Eletron Devices Society
IEEE Nanotechnology Council, Advancing Nanotech for Humanity

Texto por Érica Cayres